Quinta-feira, 30 de Outubro de 2008

#2.9 - em boa hora

Provavelmente chegaram atrasados a algum compromisso. Ou acordaram cedo demais e não perceberam porquê. Bateram no despertador porque estava estragado ou podem mesmo não ter dado por absolutamente nada. A verdade, e isto está cientificamente provado, é que a terra parou durante uma hora a sua rotação este dia 26 de Outubro para se acertar a hora. Com tamanha brusquidão algumas pessoas caíram, algumas conseguiram ficar de pé, mas todas tiveram de acertar os relógios.

Todos os Outonos e Primaveras, no último domingo de Março e Outubro, à uma da manhã de uma madrugada pouco publicitada, temos de adiantar ou atrasar os relógios de nossa casa. Esta é uma iniciativa levada a cabo por 70 países a nível mundial, em que o único país industrializado que não aderiu foi o Japão. Parece que na altura em que esta medida foi implementada, o Songó-ku estava a matar o Freezer em Namek e a decisão foi adiada até que um dos dois falecesse. 

Após pesquisar na net descobri a razão para tal mudança horária e com muita pena digo que tal descoberta me matou sonhos de criança. Sempre imaginei que a decisão tinha sido feita por um matemático incompetente, que de ábaco em punho tinha feito mal as contas e tinha lixado duas madrugadas por ano a toda a humanidade. “Uma hora vai ter 63 minutos! Os três são os descontos, pá!”. Se fosse vivo hoje, estaria a corrigir exames nacionais na Damaia.

A medida foi implementada no início do século, mais propriamente durante a Primeira Grande Guerra, num esforço de poupar combustível. O site onde encontrei isto não explica porquê, mas normalmente seria de esperar algo diferente para poupar gasolina. Andar a pé, condução defensiva, pontos de embraiagem, mas não. Os clarões dos bombardeamentos dos Balcãs provavelmente fritaram o bom senso a estes homens e para poupar gasolina resolveram mudar a hora. “Amigos, a gasolina está cara! Portanto, a partir de agora em Março (som de explosão) adianta-se uma hora e em Outubro atrasa-se uma hora nos relógios. E nada de refilar! (som de explosão) …porque a alternativa era pôr tudo a vestir azul em dias ímpares depois de dançarem a Macarena!” Quando a música fosse escrita, claro.

            Em termos práticos isto não nos afecta nada. Ou perdemos uma hora de sono ou ganhamos outra. Há sempre equilíbrio no final do ano. A medida serve apenas para nos condicionar pelo sol. No verão ficamos com luz até mais tarde e no Inverno temos luz mais cedo, tudo num esforço de sermos mais produtivos. Até parece uma boa ideia mas obviamente isto falha redondamente em Portugal. Se nos dão uma hora de luz no Verão vamos mais tempo para a praia, se nos dão uma hora de luz de manhã no Inverno, iluminam melhor o engarrafamento em que estamos a caminho para o emprego.  

            A mudança de hora não tem força nenhuma, é subtil e discreta. Afecta mais os milhares de adolescentes que vêem os “Morangos com Açucar” às sete da tarde às escuras, que qualquer outro ser humano. Mais que estes só mesmo um Vampiro que se esqueceu que mudava a hora este domingo e saiu cedo demais da cama, morrendo. Uma maneira de inovar isto era levarem a mudança mais a sério. Porque não mudar dias inteiros? Em Março do ano que vem passamos de terça para quinta e em Outubro temos dois Sábados. Vou propor esta. Pode ser que se salve um Vampiro ou outro.

 

            A tentar perceber como se acerta um relógio de cúcú,

            Guilherme Fonseca

tags:
publicado por Guilherme Fonseca às 04:40
link do post | comentar | favorito

.O Autor

Todas as Quintas o humorista Guilherme Fonseca publica um novo texto!

.textos recentes

. #2.42 - Ponto final. Pará...

. #2.41 - abstenho-me

. #2.40 - game on!

. #2.39 - let's talk about ...

. #2.38 - a angústia dos ch...

. #2.37 - grandes porcos

. #2.36 - análises aos exam...

. #2.35 - orgulhosamente ac...

. #2.34 - primeiro dia

. #2.33 - treme treme

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.links

.leituras

Contador de visitas