Quinta-feira, 15 de Maio de 2008

#23 - "tau tau"

           Tenho de vos confessar que ando com um medo/insegurança que se está a tornar bastante forte. Eu em vinte e duas crónicas humorísticas ainda não falei de nada realmente importante. Serei estúpido? Inculto? Infantil? Só falo de partes do corpo, rabos ou umbigos, e ainda não falei de nenhuma guerra, decisão partidária ou injustiça terceiro mundista. Hoje queria tentar contornar isso e fazer um texto digno (primeira piada de hoje). Se correr bem, como eu espero, fica provado que não tenho capacidades intelectuais suficientes e para a semana o tema é “indisposições intestinais”. Ao menos sempre pode soar a qualquer coisa sobre o PSD.

            Esta semana aconteceu algo a nível nacional que eu considero digno de ser mencionado e pensado com calma. Quando uma nação inteira já não tinha confiança ou esperança, vários dirigentes e clubes foram julgados e castigados por corrupção. Eles eram aqueles miúdos que são filhos do professor e nunca levam castigos, até que agora o professor se fartou e lhes acertou com o apagador na testa. O proteccionismo e as amizades soturnas foram postas à prova e, como um belo truque de magia que ninguém está à espera, levamos com a notícia de vários castigos. É como quando a polícia italiana durante 40 anos não aparece e deixa todos os mafiosos no poder e de repente salta de um bolo de aniversário e prende 376 capo’s de uma só vez. Suponho que eles investiguem a máfia do seu país jogando GTA na Playstation 3. Era o que eu faria.

            Estávamos nós a fumar o nosso cigarro à porta do prédio onde trabalhamos quando ouvimos que Pinto da Costa, Boavista, Valentim Loureiro e mais algumas personagens do filme “Corrupção” estão a levar um puxão de orelhas. Não que o “Boavista” seja uma “personagem” de per si, mas no filme há um papagaio. (Tirem as vossas conclusões.) Somando multas de 4 mil a 150 mil euros e tempos de suspensão de 2,5 a 6 anos para árbitros, a “palmada” foi ficando mais forte. Números e mais números que nos confundem e reprovam a matemática, mas que nos deixam de sorriso na cara e uma sensação de trabalho feito. Desculpa Álvaro Braga Júnior se estás a ler isto.

Castigos consumados (ainda com recursos pendentes) e dirigentes calados importa falar de uma informação importante. As acusações de que os castigados são alvo não são iguais. Existiram dois tipos de perpetrações: “Corrupção Tentada” e “Coacção sobre árbitros.” O Boavista foi acusado de “Coação sobre os árbitros” o que quer dizer que deram ordens e eles cumpriram rigorosamente. O FCP e o União de Leiria foram acusados de “Corrupção Tentada” o que quer dizer que deram ordens mas os árbitros não os “ouviram”. É a diferença entre bons pais e maus pais, os árbitros com o Boavista “faziam a cama” quando lhes mandavam. Adoro o bom uso de um trocadilho.

As sanções aplicadas dividiram-se em 4 categorias. Multas, suspensões, descida de divisão e humilhação pública do melhor nível. Uma multa é chata mas nunca matou ninguém. Aposto que o Pinto da Costa já tinha estacionado em cima dum passeio, não lhe deve fazer confusão pagar tanto de multa como o que custa a gasolina do iate dele. Dinheiro nunca foi problema para o futebol português, até porque quando não há, o estado paga uma “rodada ao pessoal”. As suspensões são mais violentas. Ou seriam, se dos cinco árbitros sancionados apenas um não estivesse no activo e pertencente à 1ª Liga. Imaginem o Jacinto Paixão em casa, sentado no seu sofá, a receber a notícia de que não pode arbitrar jogos de futebol durante 4 anos, quando não pisa relva desde o passeio a Belém com a mulher no ano passado. “Que chatice, pá” diz a t-shirt que ele tem vestida. No entanto as suspensões aos dirigentes são mais castradoras. O João Loureiro, por exemplo, está proibido de qualquer cargo desportivo durante 4 anos, o que quer dizer que nem quando for jogar com os amigos ao domingo pode escolher as equipas. O melhor é pô-lo à baliza, não vá ele dar dicas aos defesas. Aliás, eu duvido que ele jogue de todo com os amigos. Não há árbitros…            A descida de divisão do Boavista foi a decisão mais mediática. De tal maneira mediática que foi falado aos jornais antes de aos próprios clubes, sendo aliás esta a maior força do “recurso” do Boavista. Qual é o mal de se saber primeiro nos jornais? Poupa-se no telefonema que iam receber. É como receber uma carta ilustrada de fotografias, que lê “24 horas” no topo da folha. Já que ninguém troca cartas esta parece-me assim uma boa maneira de se voltar aos velhos tempos. Só um pequeno aviso aos senhores castigados do “Boavista”: parece que o senhor dos CTT toca sempre duas vezes.

            Sinceramente não sei o que vai acontecer a seguir nesta novela, mas este corajoso avanço jurídico devolveu uma pequena sensação de justiça e de segurança legal a todos nós. Ficamos a saber que alguém tem noção do que se passa e que pode de facto acontecer (e acontece!) os “maus da fita” pagarem pelo que fazem. É bom saber isso para quem gostava de conseguir ver futebol de qualidade. Muitos outros dirigentes, árbitros e “papagaios” não levaram desta vez mas alguém anda por ai ler livros de ex-trabalhadoras de casas de passe e a ouvir ex-presidentes de clubes “verdes”, investigando e castigando quem deve ser castigado. Aos dirigentes que julgam que escaparam só vos digo que a polícia anda a trabalhar. Pelas minhas contas, e as da polícia italiana, têm mais 39 anos de GTA pela frente.  

 

 

 

Guilherme Fonseca

 

 

 

tags:
publicado por Guilherme Fonseca às 02:43
link do post | comentar | favorito

.O Autor

Todas as Quintas o humorista Guilherme Fonseca publica um novo texto!

.textos recentes

. #2.42 - Ponto final. Pará...

. #2.41 - abstenho-me

. #2.40 - game on!

. #2.39 - let's talk about ...

. #2.38 - a angústia dos ch...

. #2.37 - grandes porcos

. #2.36 - análises aos exam...

. #2.35 - orgulhosamente ac...

. #2.34 - primeiro dia

. #2.33 - treme treme

.arquivos

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

.links

.leituras

Contador de visitas